Código de Barras divertidos viram publicidade
Em junho de 1974, um cliente do supermercado na cidade de Troy, no estado estadunidense de Ohio, fez a primeira compra com um produto com código de barras.
Era um pacote de Chiclete. Isso deu início a uma nova era na venda do varejo, acelerando as caixas e trazendo um método mais eficiente para o controle do estoque. O pacote de chiclete ganhou seu lugar na história.
Chegando aos dias de hoje, o Código de Barras é algo que está presente na grande maioria das embalagens de produtos. São Barras em preto e branco para fazer a leitura sobre os dados do produto, porém em sua forma comum são simples e sem graça. Mas por que não fazer algo mais divertido?
Um grupo de designers japoneses teve a ideia de deixar o código de barras mais divertido. E sua famosa representação gráfica usada para armazenar dados de produtos, ganharam formas artísticas e vem fazendo a cabeça de design do mundo todo agora e pode ser lido assim como as outras barras padrão.
As tradicionais barras foram incrementadas e ganharam formas incríveis, que vão de moinhos de vento à silhueta de uma mulher na banheira. A customização acabou fazendo com que o retângulo com barras sequenciais virassem um novo formato para a inserção de publicidade.
A ideia é simples, mas antes do Design Barcode, ninguém havia executado, e por isso rendeu a eles o prêmio Titanium no Festival de Publicidade de Cannes, em 2006
Agora basta usar e abusar da criatividade para deixar a embalagem cada vez mais bonita.